O Gestor de Tráfego é o profissional responsável por gerenciar os anúncios da conta de uma empresa, este trabalho pode ser feito presencialmente ou home office. Basicamente a empresa fornece ao profissional de sua conta de anúncios uma verba para que ele possa criar, analisar e otimizar seus anúncios.
Muitos dos profissionais desta área dominam diversas ferramentas de anúncios, entre as principais estão Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads e LinkedIn Ads.
A verba é definida de acordo com as estratégias, o volume de produtos e serviços, o prazo e vários outros detalhes. Um ponto importante que algumas pessoas confundem é que o gestor de tráfego não é responsável por criar imagens e vídeos para os anúncios, quem faz isso é o designer ou social media da equipe.
Entenda com mais detalhes quais são as funções de um gestor de tráfego:
– Estratégias dos Anúncios
Antes de iniciar os trabalhos, o gestor de tráfego com sua equipe fazem todo o planejamento dos anúncios para ver exatamente como irá distribuir a verba fornecida pela empresa.
Após alinhar as estratégias é passado para a equipe criativa para que seja desenvolvido as artes, textos e vídeos dos anúncios.
– Criação dos Anúncios
Com todas as imagens, vídeos e textos o gestor de tráfego irá criar e distribuir estes anúncios nas redes sociais escolhidas, de acordo com os objetivos definidos pela estratégia, como por exemplo: captura de leads, remarketing, venda direta, etc.
Geralmente o início começa com a criação de diversos anúncios testes para ver quais vão performar melhor.
– Análise dos Anúncios
Depois de alguns dias com as campanhas ativas é hora do gestor de tráfego fazer uma análise geral em todos os anúncios, pausar os que não performaram bem e analisar quais estão apresentando bons resultados.
– Otimização dos Anúncios
Agora chegou a hora de otimizar, depois de analisar o desempenho dos anúncios, o gestor de tráfego já consegue entender quais terão um bom resultado e quais ele poderá substituir. Com esta observação, é possível aumentar o orçamento nos anúncios que deram certo, expandir o tempo de veiculação, fazer testes a/b e acompanhar os resultado dos próximos dias.